Anuncios

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Demanda de vagas uepa 2012

Fisioterapia e Engenharia de Produção são os mais concorridos

O quadro de demandas candidato/vaga mostra a graduação na área da Saúde com uma concorrência de 101,40 no Prosel. Já o curso da área de Tecnologia registrou uma concorrência de 14,15 no Prise - Subprograma XIII.

Fisioterapia ofertada em Belém é o curso mais concorrido dos Processos Seletivos 2012 da Universidade do Estado do Pará (Uepa), dentro da modalidade Prosel. De acordo com o quadro de demandas divulgado pela Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA) da instituição, a relação entre o número de inscritos (2.028) e o número de vagas ofertadas (20) gerou uma concorrência de nada menos que 101,40, uma das maiores já registradas nos processos seletivos realizados pela Uepa - acompanhada de um número recorde de mais de 98 mil inscrições para os Processos Seletivos 2012, em relação ao ano passado, a procura aumentou em mais de 23%.

Demanda de vagas por curso - Prise Subprograma XIII - 3ª Etapa

Demanda de vagas por curso - Prosel 2012


Em 2o. e 3o. lugar na lista dos mais concorridos ofertados na capital paraense para o Prosel aparecem ainda Engenharia Ambiental (99,30) e Engenharia de Produção (90,80). Medicina (86,60) foi o mais procurado de todos, com 4.330 inscritos. Já dentro do Programa de Ingresso Seriado - Suprograma XIII (ou seja, realizado apenas pelos estudantes que estão cursando o 3o. ano do Ensino Médio), figuram dentre os concorridos Engenharia de Produção (14,15), Engenharia Ambiental (12,55) e Design - Habilitação em Projeto de Produto (9,35), também para ofertas em Belém. Assim como no Prosel, Medicina também consta dentre os mais procurados no Prise XIII, com 367 inscritos. Por turno, o curso mais concorrido foi Educação Física/1o. semestre/Matutino, tanto no Prosel (106,42) quanto no Prise (10).

"A gente observa uma tendência que se repetiu no ano passado. Fisioterapia também foi o mais concorrido em 2010, com uma demanda candidato/vaga de 98,50. Engenharia Ambiental também ficou em segundo e Engenharia de Produção ficou em terceiro", afirma o diretor de Acesso e Avaliação, Manoel Delmo Oliveira. "É evidente que esse último cresceu bastante, cerca de 30% em relação ao ano passado, quando a concorrência foi de 67,45. A área de Saúde sempre foi muito procurada, continua mantendo esse padrão, mas estamos vendo os caminhos se abrirem na área da Tecnologia, dado ao próprio crescimento das ofertas de trabalho nessa área em todo o Estado. A procura antes não era assim", detalha. "Outra coisa que nos agradou foi ver a procura a um curso novo esse ano, que é a Licenciatura em Letras - Libras, com mais de 13 candidatos por vaga", cita.

Em relação ao Prosel e ao Prise no interior do Estado, na primeira modalidade aparecem como os mais concorridos Medicina (1o. semestre) em Santarém, com 73,90; Biomedicina - o mais novo curso da Universidade e que abre sua primeira turma no segundo semestre de 2012 - em Marabá, com 71,60; e Fisioterapia, também em Santarém, com 62,87 por vaga. Na segunda modalidade, a maior concorrência está no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) em Castanhal, com 7 candidatos para uma vaga. Tecnologia Agroindustrial - Alimento, no mesmo município, vem em segundo, com 6,80. Em terceiro vem Santarém e Medicina (1o. semestre), com 6,60.

"A Saúde segue com força e muita procura também no interior, a gente observa isso com o curso de Biomedicina, que apresenta uma demanda de mais de 70 candidatos por vaga logo na primeira vez em que é ofertado pela Uepa. O investimento da Universidade em levar cursos da área ao Sul do Pará segue um caminho certo, e a procura que tivemos esse ano nos mostra, mais uma vez, que estamos oferecendo o que as pessoas estão buscando", reforça Delmo.

Provas – A primeira e a segunda etapa das provas do Prise e Prosel acontecem nos dias 27 e 28 de novembro, respectivamente, de 8h às 13h. A terceira etapa será no dia 18 de dezembro, no mesmo horário. Na primeira etapa, os candidatos devem responder a 56 questões objetivas de conhecimentos gerais nas áreas de Química, Matemática, Física, Biologia, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, História e Geografia. Na segunda etapa, serão 60 questões objetivas de conhecimentos gerais, mais Língua Estrangeira. Na última etapa, os candidatos responderão a 54 questões objetivas, incluindo Língua Estrangeira, e uma redação valendo 30 pontos. Para todas as etapas, cada questão valerá 1 ponto. Os candidatos a uma vaga nos cursos de Licenciatura Plena em Música e Bacharelado em Música no Prosel 2012 ou na terceira etapa do Prise deverão submeter-se, obrigatoriamente, ao Exame Habilitatório. De caráter eliminatório e valendo 30 pontos, o Exame se divide em duas provas práticas. A primeira, no dia 30 de outubro, é destinada a candidatos da Licenciatura e Bacharelado. Já a Prova Prática 2 acontece no dia seguinte (31), apenas para os candidatos a uma vaga no Bacharelado. As provas práticas acontecem em Belém e em Santarém.

Vagas- Nos Processos Seletivos 2012 serão ofertadas 3.232 vagas, distribuídas em 21 cursos de graduação, na capital e no interior do Estado, nas áreas de Educação, Saúde e Tecnologia. Dentre as novidades deste ano estão a criação do curso de Licenciatura em Letras, com habilitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), em Belém, e Biomedicina, em Marabá, no oeste do Estado. Além disso, a Universidade implanta na capital e em outros seis municípios, seis cursos. São eles: Licenciatura em Filosofia, em Belém; Geografia, em Belém e em Igarapé-Açú; Ciências Naturais, com habilitação em Química, em Altamira e em Salvaterra; Bacharelado em Secretario Executivo Trilingue, em Barcarena; Pedagogia em São Miguel do Guamá e Ciências Naturais, com habilitação em Biologia, em Tucuruí.

Serviço: Processos Seletivos 2012 - Até o dia 23 de outubro serão divulgadas as inscrições homologadas e a partir do dia 24, poderão ser impressos os comprovantes de inscrição. Quem não conseguir, deve entrar em contato com a DDA, no prédio da Reitoria (Rua do Una, 156, Telégrafo) até o dia 7 de novembro ou pelos e-mails correto@uepa.br (Prosel); correto15@uepa.br (Prise 1ª etapa); correto14@uepa.br (Prise 2ª etapa); correto13@uepa.br (Prise 3ª etapa). Provas acontecem nos dias 27 e 28 de novembro, e no dia 18 de dezembro. Mais informações pelo (91) 3299-2216 ou daa@uepa.br.
 
Foto: Mácio Ferreira

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Debate sobre a divisão do Pará


Divisão do estado do Pará: por que e para quem?
Os Estudantes da Faculdade de Direito do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará promoverão, no dia 06 de outubro de 2011, às 8:00 horas, no auditório do ICJ, um debate no âmbito da academia universitária, sobre o tema "Divisão do Estado do Pará: por que e para quem?".
Estarão presentes como convidados os Deputados, Giovanni Queiroz (PDT/PA), Lira Maia (DEM/PA) e o economista e especialista em Setor Público, Célio Costa, que irão defender a criação dos Estados do Tapajós e Carajás. Já os Deputados Arnaldo JordY (PPS/PA), Zenaldo Coutinho (PSDB/PA) e o Economista (Presidente do Conselho Regional de Economia) e Professor da UFPA, Eduardo Costa, irão defender o não desmembramento do Estado. O Professor Francisco Freitas, diretor da Faculdade de Direito será o mediador.
Poderão participar docentes, discentes, pesquisadores, economistas, gestores, advogados, defensores públicos, magistrados, promotores de justiça e demais pessoas vinculadas ou não a instituição.
As inscrições serão realizadas no dia do evento, no hall de entrada do ICJ, gratuitamente.
Os estudantes que participarem receberão 4 (quatro) horas complementares.
O evento está sendo coordenado pela estudante do curso de direito Érika Nascimento com apoio de Layenne Paes, Felipe Fonseca, Antônio Fontelle, Ciro Brito e Bruna Uchôa.
O Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA fica localizado no Campus Profissional II, cidade universitária Professor José da Silveira Netto, (terceiro portão) no bairro do Guamá.
Mais informações pelo e-mail: erika-malcher@hotmail.com

Texto: Ana Maria Castro

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Aprovado o edital do Processo seletivo ufpa 2012


Consepe aprova edital do Processo Seletivo 2012 da UFPA

Em 2012, a Universidade Federal do Pará (UFPA) receberá 7.631 mil candidatos e estreia dois novos cursos de graduação. O Edital do Processo Seletivo 2012 (PS 2012) será divulgado na próxima segunda-feira, 12 de setembro, no site do Centro de Processos Seletivos (Ceps), no endereço www.ceps.ufpa.br. As inscrições começam no dia 14 de setembro, junto com a Abertura da Feira Vocacional da UFPA. Já a prova elaborada pela Universidade será aplicada no dia 4 de dezembro.

Nesta terça-feira, 6 de setembro, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPA (Consepe) aprovou o edital do Processo Seletivo 2012 da Universidade. Entre as novidades para o próximo ano, estão a criação de 675 novas vagas em 18 cursos de graduação, dois deles inéditos na UFPA: O Curso de Arquivologia e o Curso de Engenharia de Telecomunicações. O primeiro oferta 40 vagas e está ligado à Faculdade de Biblioteconomia do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e o segundo oferta 40 vagas, sendo 20 matutinas e 20 vespertinas, e está ligado ao Instituto de Tecnologia (ITEC).

Entre os temas debatidos pelos conselheiros do Consepe, estavam os critérios de eliminação dos candidatos, o sistema de cotas da Universidade, a adoção da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como 1ª Fase do certamente, a data de realização da 2ª Fase do concurso e a aplicação ou não de Línguas Estrangeiras na prova elaborada pela UFPA.

Regras do PS 2011 são mantidas - O ENEM será novamente adotado como 1ª Fase do PS 2012 da UFPA, mas desta vez a nota será padronizada pelo próprio Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Aluizio Teixeira (INEP), com critérios ligados ao ENEM.

“A diferença em termos de valor entre a nota padronizada pelo INEP e aquela padronizada a partir dos critérios definidos pela UFPA é pequena. Porém, em relação à questão metodológica e em termos de logística, é mais pertinente adotar a metodologia definida pelo INEP à prova do ENEM, que é orientada pela Teoria de Resposta ao Item, e aplicar as nossas regras à prova que é elaborada na UFPA”, explicou Marilucia Oliveira, diretora do Cepes, durante a reunião do Consepe. Quando os alunos acessarem suas notas no site do Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps), a partir deste PS, verão exatamente a mesma nota que é divulgada pelo INEP.

Os critérios de eliminação dos candidatos foram mantidos em relação aos do ano passado. Os candidatos não podem tirar nota menor que quatro na redação do ENEM, nem zerar nenhuma área de conhecimento no Exame e, na prova elaborada pela UFPA, não podem tirar mais que dois zeros nas disciplinas e devem ter 30% de acerto na avaliação. Também foram mantidas as línguas estrangeiras ofertadas na segunda fase do concurso no ano passado: Inglês, Espanhol, Francês, Italiano e Alemão.

O sistema de cotas também foi mantido. Segundo a Resolução nº 3.361, de 5 de agosto de 2005, do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPA (Consepe), 50% das vagas ofertadas anualmente são reservadas a estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública de ensino e, destas, 40% são reservadas a estudantes que, no ato da inscrição, se declaram negros ou pardos e optam por concorrer neste sistema de cotas.

A Universidade, ainda, mantém a possibilidade de criação de até duas vagas a mais em todos os cursos de graduação destinadas a candidatos indígenas e uma vaga para candidatos portadores de deficiência. Estas vagas extras só podem ser ocupadas por cotistas e, na ausência de inscrição de cotistas, não serão ofertadas, conforme a Resolução nº 3.869/2009 e a Resolução nº 3.883/2009 do Consepe, respectivamente. “As vagas extras não preenchidas são automaticamente extintas, nestes casos”, explica Marilucia Oliveira.

Novas vagas e cursos: Quatro novos cursos ofertados em 2012 são permanentes da UFPA e estão ligados ao Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). O Campus de Abaetetuba recebe o curso de Física com oferta de 40 vagas anuais. No município de Cametá, passará a ser ofertado, anualmente, o curso de Agronomia, com 45 vagas, e, em Belém, os cursos de Arquivologia e Engenharia das Telecomunicações ofertam 40 vagas anuais cada um.

Além destes, serão ofertados alguns cursos de flexibilização, ou seja, cursos mantidos a partir de convênios específicos e que podem ser ou não ofertados novamente nos anos seguintes. Serão ofertados os cursos intensivos de Administração (40 vagas), Ciências Contábeis (50), Turismo (50) e Licenciatura Integrada de Educação em Ciências, Matemática e Linguagens (30) no Campus de Bragança.  Em Capanema, serão ofertados os cursos extensivos de Ciências Naturais (40), Letras – Habilitação em Língua Inglesa (30) e Letras – Habilitação em Língua Portuguesa (40) e os cursos intensivos de História (40), Matemática (40) e Administração (40). Anajás recebe um curso intensivo de Pedagogia, com oferta de 40 vagas. Em Senador José Porfírio, há oferta de 30 vagas no curso intensivo de Ciências Biológicas e, em Portel, há oferta dos cursos intensivos de Ciências Naturais e Letras – Habilitação em Língua Portuguesa, cada um com 40 vagas.


Serviço:
Divulgação do edital e das regras do Processo Seletivo 2012 da UFPA
Data: lançamento do edital em 12 de setembro
Início das Inscrições: 14 de setembro


Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA

CONHEÇAM O MAIS BELO TRECHO DA ROTA TURÍSTICA BELÉM-BRAGANÇA

Olá pessoal, nesta postagem lhe convido a conhecer o mais belo trecho da rota turística Belém-Bragança/PA (na minha opinião) que vai entre o...