Anuncios

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Implantação da ufpa em salinas


 :UFPA avança na implantação de pólo em Salinas


Representantes da Universidade Federal do Pará, da Prefeitura Municipal e do povo de Salinas, na região nordeste do Estado, viveram nesta terça-feira, 22 de fevereiro, um dia histórico. A data marcou o ato público de doação de 43 hectares de terra do município para a construção do Pólo Universitário de Ciência e Tecnologia da UFPA. O projeto de implantação do Instituto Científico e Tecnológico do Mar e do Petróleo está prestes a se tornar realidade e ofertará graduação e pós-graduação nas áreas de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural, e, de Engenharia Oceânica, além de um curso técnico profissionalizante de Pesca, na região.

O projeto de implantação do Pólo é do geofísico salinopolitano professor Carlos Alberto Dias. A ideia já começou a sair do papel, com o apoio do reitor da UFPA, Carlos Edilson Maneschy, do secretário estadual de Educação, professor e ex-reitor da UFPA, Nilson Pinto, e do prefeito de Salinas, Vagner Curi. Os 43 hectares de terra que sediarão o Pólo ficam na entrada do município. Além disso, outro terreno, uma parte onde hoje está situado o ponto turístico da Fonte do Caranã, no centro da cidade, servirá para sediar a Fundação Cultural, que integra o projeto do Pólo, a qual contará com uma biblioteca exclusiva com livros de Literatura e de História da Formação do Brasil, um auditório, salas de leitura e de informática.

A apresentação do projeto à comunidade ocorreu no Ginásio Poliesportivo de Salinas, com representantes da Administração Superior da UFPA, governo do Estado e autoridades municipais. “Uma área com o potencial de Salinas não pode ficar sem investimentos. Eu, como filho da terra, senti necessidade de fazer algo em benefício do meu município. Esse momento, para mim, é um reencontro com a minha gente”, afirmou Carlos Alberto Dias, idealizador do projeto e principal homenageado da cerimônia.

Biodiversidade litorânea - A ideia é que o curso de Engenharia de Produção de Petróleo possa formar profissionais para atuarem em todo o Brasil, pois, conforme apontou Dias, trata-se de uma área em que o país é carente no que consiste à competência científica. O curso de Engenharia Oceânica visa criar condições para que os recursos e a biodiversidade litorânea sejam aproveitados economicamente com sustentabilidade. Será o segundo nessa área a ser implantado no país, estando o primeiro em funcionamento no Rio de Janeiro. Da mesma forma, o curso técnico de Pesca tem como objetivo potencializar e profissionalizar essa atividade já tão praticada no município de Salinas devido à alta e variada piscosidade da região.

Ciência, emprego e renda - Os recursos financeiros necessários para a construção dos prédios estão em fase de negociação. A estimativa é a de que sejam necessários R$ 15 milhões para as obras do Pólo e R$ 2 milhões para a construção da Fundação Cultural. “A filosofia que orienta esse projeto é a de conferir melhoria na qualidade de vida das pessoas, por isso não tenho dúvidas de que conseguiremos muitos parceiros”, afirmou Carlos Alberto Dias. A estimativa também é a de gerar emprego e renda na região, uma vez que o reitor da UFPA está em negociação com o Ministério da Educação para viabilizar a liberação de 60 vagas para docentes e 60 vagas para técnico-administrativos para serem preenchidas mediante concurso público.

“A emoção é o que move este momento tão importante para todos nós e que, agora, fica marcado na história do povo de Salinas como mais uma possibilidade para a realização de sonhos de tantos jovens que colocam nesse projeto suas maiores esperanças”, disse o reitor Carlos Maneschy. Em concordância, o prefeito Vagner Curi destacou que o Pólo da UFPA em Salinas dará importância nacional ao município, podendo se tornar referência em assuntos relacionados à produção e exploração de petróleo e gás natural em todo o país. “Temos recursos em quantidade e qualidade na nossa região, precisamos saber aproveitá-los”, disse.

Honraria - O prefeito municipal também agradeceu a iniciativa do professor Carlos Alberto Dias e, em homenagem ao geofísico, anunciou que a Polícia Militar de Salinas criou uma medalha com o nome do professor, a qual será entregue como honraria a cidadãos de bem que tenham contribuído para o desenvolvimento da cidade. Os primeiros a receberem a homenagem, segundo Vagner Curi, serão o reitor Carlos Maneschy, o secretário Nilson Pinto e o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Antônio Fonteles, pelo apoio prestado na realização do projeto de implantação do Pólo no município. A premiação deve ocorrer no dia 22 de outubro, data do aniversário de fundação da cidade.

As gêmeas Helen e Helene Cerejeito, de 18 anos, concluíram recentemente o ensino médio e vêem a instalação da UFPA em Salinas como uma grande oportunidade. “É a chance que temos de cursar o ensino superior sem sair da nossa cidade. Acredito que o Pólo deverá trazer desenvolvimento para o nosso município que é muito carente, principalmente em termos de ensino e educação”, disse Helen. O jovem Diego Lima, de 19 anos, contou que foi participar da cerimônia justamente com a intenção de conhecer os cursos que serão ofertados no Pólo Universitário. “Esse projeto, com certeza, vai trazer investimentos e abrir portas para o nosso povo”, sintetizou. A previsão é a de que o Pólo esteja implantado e em funcionamento em um prazo mínimo de até dois anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONHEÇAM O MAIS BELO TRECHO DA ROTA TURÍSTICA BELÉM-BRAGANÇA

Olá pessoal, nesta postagem lhe convido a conhecer o mais belo trecho da rota turística Belém-Bragança/PA (na minha opinião) que vai entre o...