Anuncios

terça-feira, 5 de julho de 2011

Nova Rede aumenta capacidade de conexão no Pará


Uma nova infraestrutura de acesso à internet, fornecida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), chega ao Pará. É a Nova Rede Ipê, que vai permitir maior capacidade de transmissão de dados de instituições de ensino e pesquisa federais e estaduais. A cerimônia de implantação da nova rede no Estado foi realizada nesta segunda-feira, 4, no auditório da Secretaria Geral da Reitoria da Universidade Federal do Pará (UFPA). A solenidade contou com a presença do diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da RNP, Michael Stanton; do reitor da UFPA, professor Carlos Maneschy; do coordenador administrativo do Ponto de Presença da RNP no Pará, Antônio Abelém; e de representantes do comitê gestor da Rede Comunitária de Educação e Pesquisa de Belém e de instituições de educação e tecnologia do Estado.

Elevação - A capacidade para transferir informações em megabites por segundo era de 257 Mbps. Com a nova rede, a transferência passa a ser de 3 gigabites por segundo. De acordo com Antônio Abelém, essa elevação vai proporcionar uma série de benefícios do ponto de vista tecnológico e de formação de recursos humanos na região. Na área da saúde, por exemplo, ele cita o acesso rápido e preciso da análise de laudos médicos na segunda avaliação e de treinamentos feitos por meio de videoconferência. “Os hospitais universitários da UFPA serão beneficiados com programas de treinamento a distância e com a análise de laudos de imagens que precisam de detalhes, como verificação de tumor”, explicou.

Os reflexos do aumento da capacidade da Rede também poderão ser observados na área de monitoramento ambiental. Instituições, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), têm uma demanda de transferência de imagens de satélite de alta capacidade e, por isso, precisam de uma estrutura adequada para fazer a transmissão dos dados.

Assimetrias - O reitor Carlos Maneschy disse que, apesar do grande passo que as instituições vão poder dar com essa nova infraestrutura de rede, as desigualdades entre regiões do País em relação à capacidade de conexão ainda permanecem acentuadas. “É claro que há razões históricas e, ao mesmo tempo, razões operacionais e econômicas a justificar as assimetrias. Mas, a partir da compreensão delas e da decisão estratégica do governo de mudar isso, eu espero que a gente possa, num espaço de tempo muito curto, fazer valer as nossas expertises, todas elas convergindo para uma realidade muito mais promissora para todos nós.”

O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da RNP, Michael Stanton, afirmou que a intenção da RNP é elevar a 10 Gigabitesa capacidade de transmissão em 2012. “A conexão externa era limitada em 257 Mega/segundo, o que criava um gargalo no encaminhamento de informações entre as instituições de Belém, do Brasil e do exterior. Agora, estamos entregando a conexão de 3 Gigabites, a qual liga Belém à Rede Nacional. A princípio, esse aumento da capacidade acaba com esse gargalo e estamos esperançosos de poder elevar ainda mais essa conexão no ano que vem”, frisou.

Ampliação – A ampliação da Rede para o interior do Estado do Pará deve ocorrer até o início de 2012. Segundo Antônio Abelém, a proposta é implantar redes metropolitanas nas cidades de Castanhal, Altamira, Marabá e Santarém.

Atualmente, a infraestrutura de acesso à internet usada no interior é a da Eletronorte, em parceria com o governo do Estado, por meio do Programa Navega Pará. Com a implantação dessas redes metropolitanas, as unidades das Instituições de Ensino e Pesquisa no interior terão acesso à nova Rede IPÊ, com infraestrutura de melhor capacidade. A implantação das Redes metropolitanas será executada pela Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), com recursos do governo federal, gerenciados pela RNP. 

Texto: Ericka Pinto - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONHEÇAM O MAIS BELO TRECHO DA ROTA TURÍSTICA BELÉM-BRAGANÇA

Olá pessoal, nesta postagem lhe convido a conhecer o mais belo trecho da rota turística Belém-Bragança/PA (na minha opinião) que vai entre o...