Anuncios

terça-feira, 18 de outubro de 2011

:Rock Rio Guamá chega à quinta edição com programação diversificada


A beira do rio da Universidade Federal do Pará (UFPA), que dá nome ao jornal oficial da Instituição e representa um lugar de contemplação e encontro entre os discentes, será palco da quinta edição do Festival Rock Rio Guamá, evento que acontece a partir desta terça-feira, 18, e vai até dia 27 de outubro. A programação é ampla e diversificada, e contará com dois momentos: a programação estruturante, que terá mesas-redondas, oficinas e workshop, e a programação cultural, com apresentação de bandas, teatro, dança, mostra de produções audiovisuais e fotografia.


A proposta da edição de 2011 é diversificar o Festival, enriquecendo-o com outros elementos que ultrapassem a dimensão musical. “Em 2010, na sua quarta edição, o Rock Rio Guamá ofereceu, basicamente, uma programação musical aos participantes. Já em 2011, o Festival possibilita que vários segmentos de produção cultural também se integrem à programação. Assim, a ideia é promover um evento de artes integradas, pois haverá diálogo com outras modalidades artísticas”, esclarece o estudante de Ciências Sociais e membro da comissão organizadora do Rock Rio Guamá, Léo Vitor.


Programação estruturante – De 18 a 21 de outubro, acontece a programação estruturante, durante a  qual irão acontecer duas mesas, duas oficinas e um workshop. De acordo com o estudante, “o objetivo dessas atividades é proporcionar ao público e aos convidados um diálogo entre a Universidade e o ciclo de produção cultural de Belém, além de sinalizar para a necessidade de a UFPA estar também integrada a este ciclo”.


A mesa “Coletivos de Tecnologia Social, Cultura e Universidades” abre a programação estruturante, no dia 18, das 9h às 12h, no auditório da Reitoria. A atividade, que será mediada pelo próprio estudante Léo Vitor, terá a participação de Samir Raoni, Juca Culatra e Lucas Gouvêa, membros de coletivos culturais de Belém.   Já nos dias 19 e 20, serão realizadas as oficinas “Prática cinematográfica” e “Projetos culturais” e, no dia 21, haverá umworkshop sobre projetos e editais da UFPA. A mesa “Comunicação Cultural”, com Luciana Medeiros e Ismael Machado, profissionais que trabalham com divulgação cultural na capital paraense, ocorre dia 25, às 14h, com a mediação de Dani Franco.


Programação cultural - Na segunda parte do Festival, de 25 a 27 de outubro, segundo o discente, o público poderá prestigiar o tradicional rock. Bonsalvage, Paralelo 11, Destruídores de Tóquio, Pimentas Inflamáveis, Nego bode, Sincera, Brigue Palhaço e Red Nightmare serão as bandas responsáveis por movimentar a beira do rio da Universidade, no Campus Básico. Outras atrações musicais também compõem essa programação. Nesse período, acontecem, também, as mostras de fotografia, de produções audiovisuais e de filmes, e apresentações de grupos de teatro e dança. Essas exibições acontecem em diversos espaços da Instituição.


Público-alvo e inscrições - Toda a programação do Festival é gratuita e destinada, sobretudo, à comunidade universitária da UFPA. Contudo, segundo o membro da comissão organizadora, as atividades também são abertas à comunidade externa. Algumas atividades necessitam de inscrição prévia, o que pode ser feito por meio do blog do Rock Rio Guamá, por meio do qual pode ser consultada toda a programação e demais informações. Clique aquie acesse o blog.


Organização – O Rock Rio Guamá 2011 é uma realização do Circuito Universitário de Integração pela Arte (CUIA), em parceria com coletivos de cultura de Belém, como o Movimento Curupira Antenado, Casarão Cultural Floresta Sonora, Sala Livre e Circuito Polifônico. Também integram a organização o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPA, bem como a Pró-Reitoria de Extensão da UFPA (Proex). A tradicional programação “Quintas Culturais”, promovida mensalmente pela Proex, será preenchida, neste mês de outubro, pelas atividades do Festival, no dia 27.


História – O Festival Rock Rio Guamá surgiu na UFPA na década de 80, impulsionado por alunos e artistas locais que queriam realizar naquela época, dentro da Universidade, uma programação alternativa. A primeira edição aconteceu em 1985. As próximas edições foram realizadas em 1991, 2007 e 2010. A de 2011 foi elaborada para ser inovadora. “A aproximação com outras formas de produção artística mudou a cara do evento, tornando-o mais abrangente e possibilitando-lhe ser apreciado por gostos diferentes”, finaliza Léo Vitor.


Serviço


Festival Rock Rio Guamá 2011
Período: de 18 a 27 de outubro de 2011
Local: Beira do rio da UFPA e em outros espaços da Instituição



Texto: Paulo Henrique Gadelha – Assessoria de Comunicação da UFPA, com a colaboração de Karina Menezes, membro da comissão organizadora do Festiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONHEÇAM O MAIS BELO TRECHO DA ROTA TURÍSTICA BELÉM-BRAGANÇA

Olá pessoal, nesta postagem lhe convido a conhecer o mais belo trecho da rota turística Belém-Bragança/PA (na minha opinião) que vai entre o...